A Campanha



Desde o marco da criação do Sistema Único de Saúde, a saúde pública no Brasil vem sofrendo diversos ataques e sistematicamente deixada em segundo plano. Nesse contexto o Governo cria os problemas e propõe as soluções que mais lhe convém, não importando as consequências que essas ações têm para a nossa população e sempre favorecendo os empresários, que são beneficiados por essas soluções e vêem na saúde um mercado cada vez mais lucrativo.


Um dos alvos no momento são os hospitais universitários, que compõe a maior rede de hospitais do SUS com 46 hospitais em todo o Brasil, possuindo 10% dos leitos e respondendo por 12% de todas as internações no sistema. Após longos anos com falta de recursos e déficit de funcionários, querem terceirizar e privatizar a gestão destes através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) sob a alegação de que com a nova empresa, como num passe de mágica, os problemas históricos serão solucionados.


Dada a gravidade da situação, a representação nacional dos estudantes da área da saúde, se articularam em março de 2012 no Fórum Nacional de Federações e Executivas de Curso (FENEX)  e viram a necessidade de se movimentar contra a EBSERH.

Então, no dia 24/04/2012,
 as Executivas dos cursos de Farmácia (ENEFAR), Enfermagem (ENEEnf)Psicologia (CONEP), Medicina (DENEM), Nutrição (ENEN) e Serviço Social (ENESSO), lançam  a CAMPANHA EM DEFESA DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS (HUs). 

Leia aqui a Carta Aberta Aos Estudantes
Leia aqui a Cartilha da campanha



Com a campanha, queremos mostrar a quem realmente serve a empresa, e quais as consequências dela para os estudantes da que dependem dos HUs, para a universidade publica e  para o SUS. Esperamos que através dessa ferramenta possamos embasar e inspirar os estudantes de todo o Brasil a resistir, dizendo NÃO a implementação da EBSERH nas Universidades Federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário